Todos os anos aparecem muitos termos no mundo digital. Para quem trabalha com Marketing Digital as categorizações são muitas, os termos diversos, mas a gente muitas vezes acaba não educando nossos clientes nem nossos potenciais clientes corretamente. O que seria educar o cliente? Ora, explicar, de maneira clara, o que significa alguns termos (seja em reunião ou mesmo em conteúdo na internet, como neste blog), para que ele possa entender o porquê e o como não só do uso, mas usar para o seu benefício isso.

Hoje vamos falar do LEAD.

O que é um lead, de maneira geral?

Lead é o consumidor que se interessou em seu produto ou serviço. Mas ele, ao contrário de um mero cliente que entra na loja, olha o produto e sai, é um cliente interessado. Ele não só entra e vê, como ele deixa seus dados (geralmente em um formulário) para que possamos entrar em contato (ou tratá-lo, se a gente pensar dentro de uma perspectiva de um funil de vendas).

Assim que o consumidor em potencial preenche um formulário (para receber uma informação sobre uma oferta de carro, por exemplo; ou apenas uma newsletter), ele passa a fazer parte de um funil de vendas (falaremos sobre as etapas do funil de vendas em outro post).

O Lead se tornou, na linguagem do MKT Digital, qualquer usuário que dê seus dados em troca de algo (conteúdo, informação, etc.). Assim como alguém que entra em contato com a empresa para saber mais sobre o produto. Ou seja, o lead é o consumidor que está “nas mãos” da empresa, para que ela possa ter uma conversação e torná-la cliente.

OK, agora sabemos o que é um LEAD. É o consumidor que deixa os dados porque está interessado na empresa. Mas e aí? Que mais? Bem, conseguir leads qualificados é não só necessário como fundamental para o sucesso de todo negócio, principalmente no meio digital, onde podemos encontrá-los de maneira muito mais eficaz.

Ao invés de esperar que ele nos encontre, podemos criar maneiras de encontrá-lo, a partir do seu comportamento e/ou interesses dentro da web.  A ideia é basicamente atrair e converter esse lead. Para isso, precisamos ir no passo-a-passo para que esse lead não nos escape. E lembre-se: lead não é visitante. Ele é a pessoa interessada de fato em seu negócio/produto/serviço, por isso devemos estar atento não só a encontrá-lo como a encantá-lo para tornar ele um fiel consumidor.

Agora que você sabe mais o que é um lead, que tal conversar um pouco sobre as técnicas de atração e conversão deles? Quer saber mais e como obter resultados na Internet com seu negócio? Entre em contato com a gente: contato@socialsoma.com.br.

Teremos o prazer de explicar tudo.