Quem trabalha com Marketing Digital, especialmente aqueles que trabalham com negócios no Facebook, deve ter acompanhado as discussões sobre a mudança do algoritmo do Facebook para este ano de 2018. No último dia 12 deste mês, Mark Zuckerberg fez um post sobre sobre a mudança do algoritmo e quais os valores que subjazem essa mudança. Para ele, o Facebook – criado para aproximar pessoas de pessoas – deve voltar a ter esse papel com maior relevância. Isto quer dizer, em outras palavras, que a rede social irá priorizar os posts de usuários comuns, assim como posts institucionais onde haja a possibilidade de interação entre pessoas, isto é, gerando um maior relacionamento entre elas.

Desde sempre a lógica das redes sociais foi essa: aproximar pessoas e criar laços. As empresas, vislumbrando neste lugar uma oportunidade, inseriu-se para alavancar seus negócios, ser vista, vender e, principalmente, manter um relacionamento direto com os seus clientes.

Para a gente a novidade da mudança do algoritmo só faz com que nossa meta, que é aproximar pessoas de empresas (que são feita de pessoas), seja algo mais palpável ainda. E é claro que teremos que nos adaptar às novas mudanças, assim como se preparar para as outras que virão, pois a internet é um lugar de mudanças constantes. Os algoritmos e, consequentemente, a maneira de comportamento do usuário é algo que está sempre no norte de quem faz o mundo digital um negócio.

Mas bem, o que de fato muda com o novo algoritmo do Facebook?

Segundo o líder do Feed de Notícias do Facebook, as principais mudanças serão:  

 

  1. (eles vão) priorizar posts que motivem conversas e interações significativas entre as pessoas. Para fazer isso, vamos priorizar posts com os quais você possa querer interagir com amigos. Esses são posts que inspiram conversas nos comentários e posts que você possa querer compartilhar e reagir – seja um post de um amigo pedindo um conselho ou recomendações para uma viagem, ou uma notícia ou um vídeo promovendo muitas conversas.

ISTO É, O CONTEÚDO RELEVANTE, QUE PROVOQUE A ATENÇÃO E RELACIONAMENTO ENTRE USUÁRIOS, TERÃO ESPAÇO NA NOVA MUDANÇA.

 

  1. À medida que fizermos essas atualizações, Páginas podem ver o seu alcance, tempo de visualização de vídeo e direcionamento de tráfego diminuir. O impacto irá variar de Página para Página, considerando fatores como o tipo de conteúdo produzido e como as pessoas interagem com ele. Páginas que publicam posts que as pessoas normalmente não reagem ou comentam podem ver os maiores declínios na distribuição. Páginas cujos posts promovem conversas entre amigos irão ver um efeito menor.

MAIS UMA VEZ, A IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO RELEVANTE PARA A SUA PÁGINA INSTITUCIONAL.

 

Resumindo: A mudança do algoritmo além de diminuir o alcance orgânico, irá priorizar outros tipos de conteúdos que usualmente as páginas produzem, assim como forçará ainda mais as empresas a patrocinarem os conteúdos.

Montar uma base sólida de leads, plano de mídia patrocinada, criar uma comunidade engajada e estratégias bem planejadas para que a empresa tenha uma relevância na rede social é mais do que importante.

Por isso, a escolha do conteúdo e a elaboração de uma estratégia de alcance desses usuários dentro do novo algoritmo do Facebook é antes de ser um obstáculo, uma oportunidade para que a empresa possa crescer e ter uma presença relevante dentro da plataforma.

Para ver o post do CEO do Facebook sobre a mudança de algoritmo para este ano, acesse: https://goo.gl/nBkPX8

Para ver todos os detalhes da mudança de algoritmo, escrito pelo Líder do Feed de Notícias do Facebook Adam Mosseri, acesse: https://br.newsroom.fb.com/news/2018/01/aproximando-mais-as-pessoas/

Qualquer dúvida mais detalhada, entre em contato com a gente em contato@socialsoma.com.br, que estaremos à disposição para ajudar você e sua empresa a criar uma estratégia de marketing relevante.

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