Todos os dias é dia de alguma coisa (Dia do Médico, Engenheiro, Agricultor, Professor, da Pizza,  Alimentação, dos Animais, etc. etc.) e, por isso, as empresas acabam homenageando muitos profissionais e/ou lembrando alguns dias pontuais. Mas a pergunta é: há necessidade de se posicionar e homenagear todas as datas comemorativas que vier pela frente? A resposta é: NÃO!

Ora, sua empresa tem um nicho específico de clientes, e ele engloba um grupo diversificado de pessoas. Dessa forma, se pensa que – como o grupo de fãs da empresa é diverso – toda e qualquer data comemorativa precisa de um conteúdo para as suas redes sociais. Aí é que está o erro. Primeiro, é importante saber do que a sua empresa tem autoridade de falar. Segundo, é importante saber se aquela data comemorativa tem a ver com o perfil de sua empresa, o tipo de cliente que ela atende, e se é viável se posicionar e falar sobre o dia. Se a resposta for sim para todos esses pontos: ok, pode ir em frente e criar o conteúdo.

Outra coisa que também acontece bastante é: TODO MUNDO ESTÁ FALANDO SOBRE UM ASSUNTO, E EU TAMBÉM QUERO FALAR SOBRE. Porém, SABER CALAR NA HORA QUE TODO MUNDO FALA É, TAMBÉM, TER POSICIONAMENTO. Não é porque todo mundo está falando sobre um tema, que você também precise falar. Nas redes sociais, é comum ter um assunto que esteja em relevância. E isso faz com que as empresas queiram falar também sobre isso, porque “todo mundo” está se posicionando. Mas, como diz todas as mães, você não é todo mundo. E, por isso, não precisa falar, nem fazer do jeito que todo mundo está fazendo, até porque isso pode ser um tiro no pé e muitas vezes pode parecer forçado. Lembre-se: nem sempre falar de tudo é oportunidade de negócios.

O que é mais importante do que qualquer coisa para uma empresa que busca ter um bom posicionamento nas redes sociais é: saber o que você pode e o que você não pode falar, e para isso é importante ter um plano editorial (sim, como revistas!) bem definido. Por exemplo: saber quais os assuntos que a empresa tem credibilidade para falar > o que as pessoas esperam de uma empresa que tem credibilidade para falar sobre um assunto > o que falar > o que não falar. É simples, porém, muitas empresas deixam a desejar quando o assunto é posicionamento, e acaba inflando as redes sociais com conteúdos sobre toda e qualquer data comemorativa.

Então, antes de qualquer ideia sobre criar conteúdo para uma data comemorativa específica, pare e pense se a sua empresa realmente tem necessidade de falar sobre o tema. Coerência editorial é bastante importante na hora em que um cliente vai pesquisar a sua empresa nas redes sociais. A credibilidade começa quando você sabe e fala sobre aquilo que você pode falar, e o cliente sabe que você está conectado aos seus valores enquanto empresa.