Uma das frases mais comuns que ouvimos ou falamos quando estamos diante de uma adversidade em relação à uma compra de produtos ou serviços é: “O cliente tem sempre razão“. Esta frase, além de querer dizer o óbvio que se enuncia, esconde uma lógica preciosa: não importa que tipo de cliente você é, sempre será a razão de todo funcionamento daquilo que consome (seja produto ou serviço). O poder está na mão dele, a decisão de escolha, a opinião e a maneira como ele encara aquilo que consome – toda a razão está voltada para ele.

E é por isso que devemos, nós que temos e somos clientes, ter em mente que o cliente é a razão de tudo. Dessa forma, atendê-lo bem, ter uma relação de confiança, de proximidade, ser resiliente, ter sempre um plano para solucionar o seu problema deve fazer parte da lógica de todo o fornecedor, e isso deve ser tão necessário quanto respirar.

O cliente é a razão de nossas escolhas internas, das nossas melhoras, do dia-a-dia dos funcionários; é ele quem confia o seu investimento em nós, quem está disposto a comprar a nossa palavra de que o serviço/produto que oferecemos é o ideal para ele. É a razão de existir um negócio, de se fazer negócio, de se criar novos negócios, de criar mercados de pessoas que se aproximam de empresas, e assim faz girar a máquina, gerando empregos, alimentando pessoas, tornando-as capazes de criar novas relações com outras empresas e assim por diante.

O cliente compra um carro em uma concessionária que é cliente de uma agência que cuida de sua comunicação que é cliente de uma empresa de softwares que é cliente de uma empresa de servidores que foi construído por pessoas que tem clientes que compram um carro numa concessionária, etc. etc. É assim que funciona tudo.

Todos nós somos (e temos) clientes. A razão para que todos os dias a gente possa acordar e ir até o trabalho realizar nossas tarefas. E todos nós temos o dever de acordar todos os dias e entender que os nossos clientes dependem da gente tanto quanto a gente depende deles, e que antes de qualquer coisa, é ele a razão para estarmos aqui. E, por isso, devemos sempre nos esforçamos para dar o melhor para que ele fique satisfeito com aquilo que ele investiu e confiou ser a melhor escolha para ele.

Aos clientes que temos, nossa gratidão por nos escolher. Saibam que queremos atender bem, para atendê-los sempre. 

15 de Setembro. Dia do Cliente.